18 de março de 2009

Filosofia - Aula 8

Platão

1. República de filósofos – os governadores seriam aqueles com a virtude do exercício do conhecimento. Filósofo é sinônimo daquele que possui o conhecimento

2. Idealista – o conhecimento se dá a partir de uma idéia pronta, e essa idéia permite a construção de todo o conhecimento

3. A realidade é a idéia.

4. Produção do raciocínio a partir da dedução. Do geral para o particular. Do mundo das idéias para a particularidade das coisas.

5. Justiça é igualdade. Um crime, uma pena. Uma infração, uma sanção. Morte por morte.

Aristóteles

1. Discípulo de Platão

2. A filosofia desenvolvida por Aristóteles se opõe à de Platão

3. “Peripatético” – aprender vagando; contraria a idéia de Academia (onde os mortos descansam)

4. Realista – é a experiência adquirida que permitirá conhecer as coisas. O conhecimento é produzido a partir da experiência na natureza.

5. A realidade é a matéria, a natureza.

6. Produção do raciocínio a partir da indução. Do particular para o geral. Da observação particular para a construção de uma idéia geral.

7. A matemática existe para qualificar a natureza.

8. A diferença entre Platão e Aristóteles está no processo de educação de ambos. Platão foi educado para ser um político, Aristóteles foi educado para ser um médico.

9. Pai do Aristóteles – experimentação através da tentativa e o erro

10. Conceito de justiça: igualdade e proporcionalidade. Tentativa de evitar os erros do entendimento da justiça como igualdade, já pensando na sociedade como uma diversidade. Essa proporcionalidade aparece em dois aspectos: equidade e comutatividade.

11. Proporcionalidade: justa distribuição dos bens no seu aspecto de proporção:

12. Equidade: o mérito: engenheiro X pedreiro. O mérito não está relacionado com a ação. Aspecto predominantemente qualitativo.

13. Comutatividade: Distribuição do bem no sentido de proporcionalidade: quem trabalhou mais, recebe mais, quem trabalhou menos, recebe menos. Aspecto predominantemente quantitativo.

14. Justo total e justo parcial. (Ler o texto)

15. Justo universal e justo particular. (Ler o texto)

16. Ler o texto de Aristóteles