Filosofia Antiga
1. 800 aC – surgimento da filosofia – uma forma de buscar uma explicação, de ordenar a natureza e de explicar aquilo que estava ao redor do homem. Ordenamento do conhecimento
2. O que existia antes da filosofia? O que explicava as coisas antes dela?
3. Três questões que permearam a existência humana desde a antiguidade:
a. De onde vim? A filosofia é a primeira a buscar a resposta de uma maneira mais ordenada e lógica.
b. Onde estou?
c. Para onde vou? A filosofia tenta buscar uma resposta até a idade média. Depois deixou de lado essa tarefa.
4. Localização existencial – dar um sentido à vida do homem
5. Mitos – função de explicar o mundo – dizer o que o mundo é
6. Filosofia – deixa os mitos de lado e transforma o propósito de explicar o mundo em elementos da racionalidade. A razão passa a dizer, de uma forma lógica, o que o mundo é e como ele é.
7. Filosofia antiga – Séc. II aC. Dividida em três períodos: Pré-Socrático, Socŕatico e Pós-Socrático
a. Pré-Socrático – valor da idéia de natureza – Cosmogonia – “cosmos” (ordem) “gonia” (gens, origem). A Filosofia tinha a função de descobrir como a natureza se formou, dizer como o mundo se formou. Tales de Mileto – considerado o primeiro filósofo. Anaxímenes, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Diógenes, Demócrito, Zenão de Eléia. Esses filósofos estavam preocupados em encontrar a Arché (um princípio que desse origem a todas as coisas). Tales – água. Anaxímenes – Ar. Heráclito – Fogo. Demócrito – Átomo, parte não divisível. Heráclito – no núcleo da Terra existia um fogo que dava origem ou energia a todas as coisas. Conceito de justiça. Anaxímenes – a justiça é algo inerente do cosmos – um conceito concentrado na idéia de natureza. Pitágoras – a justiça é igualdade (baseado em sua afinidade pela matemática) – muito presente no senso comum atual – um crime, um castigo; uma lei, uma sanção – é uma idéia limitada. Aristóteles – amplia a idéia de Justiça de Pitágoras.
b. Socrático – Sócrates, Platão, Aristóteles. Sócrates, “um divisor de águas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário