11 de março de 2009

Filosofia - Aula 6

Filosofia Antiga - continuação

1. Socrático – existem duas formas distintas de se construir a filosofia – mundo ocidental e mundo oriental. O termo filosofia denota o sobrenome do conhecimento no ocidente. A filosofia no oriente poderia ser chamada de outra forma.

a. Mundo ocidental

o Filosofia Grega que é modelada pela lógica.

o Direito romano – forma de estabelecer a sociedade. Conceito de justiça Aristotélico. Os gregos não conseguiam fazer com que o conceito de justiça se desenvolvesse na prática. O direito como um instrumento de dominação. Não é necessário estar presente para dominar. Expansão geográfica romana a partir do Direito.

o Cultura judaico-cristã – a figura da Igreja a partir da Idade Média. Na idade moderna tem-se um distanciamento da igreja como poder político, mas a influência moral continua. Transcendental – os valores que nos pautamos para a construção da sociedade. Ex.: honestidade

b. Sócrates – superação daquele ambiente de natureza (externa) dos pré-socráticos. Para Sócrates, a verdade está na razão, uma produção interna. Duas visões, a de Platão e a de Anaxágoras. Maiêutica – método de obtenção da verdade, conhecimento – Maia (dar à luz, auxiliar no processo de dar à luz) – Maias (as parteiras gregas). Sócrates, através do método da maiêutica, se torna um grande constitucionalista. A lei é uma figura produzida pelo Estado e está acima dos indivíduos, uma expressão maior da polis. Sócrates está combatendo os sofistas (verdade na linguagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário